terça-feira, 29 de julho de 2014

E se nem ele salvar?

Terça-feira, 29 de julho de 2014.
Essa data pode marcar o início de um fim que poderá gerar um novo começo. Explicarei melhor, expondo os "achômetros" e opiniões da torcida gremista dos últimos 13 anos, que fizeram muita gente boa ficar, mas também ir embora.


1ª PARTE: A SECA DE TÍTULOS E AS CRÍTICAS SEM SENTIDO
Grêmio, um time gigante, de torcida correspondente, cujas tradições futebolísticas vão além das taças levantadas dentro de campo. Porém, não se pode negar que a torcida só se sente satisfeita com títulos, e isto o Grêmio não sabe o que é desde 2001, ano em que conquistou a Copa do Brasil. A torcida, carente de taças, vem há anos culpando tudo e todos que dirigem o Grêmio. Muitas vezes culpam até a torcida, onde atribuem a seca de títulos a maneiras diferentes e anti-conservadoras de se torcer. (clique e entenda). E isso de criticar tudo, confesso, vem enchendo o saco há um bom tempo! Sempre me pergunto: o que não está dando certo? Temos um time (no papel) muito bom há anos (desde 2008, por exemplo).

2ª PARTE: DESCARTAR JOGADORES ESSENCIAIS
Portanto, vemos a incógnita na relação do Grêmio com os títulos quando percebemos que eu mesmo, crítico das críticas, escrevendo algo sobre o Grêmio, começo a reclamar e me perturbar com as dúvidas. A época não está fácil para os tricolores. Pois bem, avançando agora no assunto, lembro das críticas da torcida a jogadores que, se não eram consagrados quando vieram ao Grêmio, se consagraram no próximo time após a saída do tricolor: Jonas (ATA), Marcelo Moreno(ATA), Dida (GOL), Felipe Melo(VOL), Alessandro(LAT), Victor (GOL), Cássio (GOL), Fábio Santos (LAT), Réver (ZAG) e mais uma porção de caras que, se não corremos com xingamentos e deboches, a diretoria simplesmente descartou  sem explicação nenhuma aos torcedores. 

3ª PARTE: O FUTEBOL MUDOU FAZ TEMPO
Nos apegamos muitas vezes ao passado glorioso, onde parece que nos embriagamos com as imagens dos ídolos e nos esquecemos da dura realidade do jejum que vivemos. Isto é caso para internação. Isto serve para a vida. Fugir dos problemas é a única saída do covarde. O futebol mudou faz tempo. Só para um simples exemplo, referencie-se nos clubes brasileiros que, se não ganharam vários títulos atualmente, já estão há anos fazendo um bom trabalho. Imaginou uns 3 ou 4 clubes ai na sua mente? Bem, agora pesquise sobre como eles estão sendo dirigidos há muito tempo. Depois pesquise sobre a mentalidade da direção gremista e o que a cerca... HÁ MUUUUITO TEMPO.

4ª PARTE: TREINADOR NENHUM TEM A NOSSA CARA!
Tudo bem que muitos treinadores, desde 2001, fizeram muita caca no comando do Grêmio, porém, nos últimos 5 anos, por exemplo, quase nenhum teve o sabor do recomeço das ideologias após uma sequência ruim: Caio Júnior, Luxa, Renato... Bem, na verdade não acho mesmo que eles poderiam melhorar algo. 

5ª PARTE: A DATA DE HOJE PODERÁ SER O DIVISOR DE ÁGUAS
Jesus Cristo veio para nos salvar! Aquilo que dizem os Livros Sagrados está acontecendo hoje!
Faço essa simples brincadeira com as frases para tentar mostrar a realidade do Grêmio em referência à contratação de Luiz Felipe Scolari. Com ele, virá toda uma equipe salvadora, onde só o mais pessimista gremista poderá botar defeito: Murtosa e Ivo Wortmann. 
Temos o todo-poderoso Koff no comando geral. Temos o melhor técnico que passou pelos pampas no comando do time atual. 
Mas e se... E se não der certo? A que recorreremos? Quem xingaremos? Quem chamaremos de cone? Quem chamaremos de burro? Quem pediremos para vir? Messi, CR7, Ibra, Guardiola, Pelé, Maradona, Obama, Xuxa? 

CONCLUSÃO
Creio que a fonte de críticas ao imediatismo tenha se secado com relação ao Grêmio. Caso nem Scolari resolva, os resultados imediatos deverão ser esquecidos, e em seu lugar nossa preocupação deverá ser com  resultados a longo prazo, através da troca de mentalidades, recomeços do zero, quedas de chefões, novas alianças, novos rivais etc. 

Por Marcos Evaldt


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Um pouco grosseiro

O presidente Jair Bolsonaro está meio descontrolado. Dizem que ele sempre foi, mas não possuo muitas provas. Ao dar a sua costumeira entr...