sexta-feira, 9 de agosto de 2013

A Torcida Gremista Cansou


Não sei o porquê, nem quero pesquisar sobre isso, mas algo me diz que o futebol tem mais graça na infância e na adolescência. Lembro-me muito bem de quando descobri o futebol. Lembro de um Grêmio vencedor, pelo qual dediquei minhas primórdias energias de torcedor futebolístico. Lembro-me, lá pelos meus 5 ou 6 anos de idade, de ter ganhado uma camisa do Grêmio, manto de número 7, que na época era representado por Paulo Nunes, meu primeiro ídolo gremista. Era ligar a TV e ouvir, nos noticiários esportivos, o temor que os outros times do país tinham pelo "Grêmio Copeiro". Era de arrepiar. Era de se apaixonar mais ainda pelo Grêmio Futebol Porto-Alegrense. Com este Grêmio (1995-1997) viciei em futebol. Foi com este Grêmio, inclusive, que comecei a gostar de jogar futebol, a entender futebol e a gostar de olhar programas esportivos. 
Naquela época, ouvia todo mundo dizer que "este Grêmio era o símbolo da raça; time ousado e pegador". Cresci com este pensamento. Pesquisei mais a história gremista e descobri que tudo isso era verdade. Que tudo isso significava a tradição gremista. Lembro, lá na minha infância, de torcer para um time que dava orgulho, que a vitória do adversário poderia acontecer, mas não sem antes muita luta do tricolor. Lembro também de uma sala de aula da minha pré-escola com a maioria esmagadora de "gremistinhas", provavelmente influenciados pelas maravilhosas décadas de 80 e 90 gremistas. E ai é importante que se diga: me admirei, na minha iniciação futebolística,  por um Grêmio raçudo que não ficou conhecido por ser aguerrido apenas ali na década de 90, mas sim por tudo o que fez em toda a sua história. 
Lembro do último título relevante que comemorei com uma camisa do Grêmio. Aquela Copa do Brasil de 2001 contra um Corinthians favoritíssimo, segundo a mídia, foi a minha última lembrança feliz do Grêmio. Empatamos aqui no Olímpico, mas fomos lá e destruímos o Morumbi: 3 a 1 para o time que simbolizou os últimos resquícios de vergonha na cara tricolor. 
É, mas os tempos são outros... E por incrível que pareça, vejo o lado vermelho do Rio Grande do Sul zombando do Grêmio. Lamentável. Lá se vão 12 anos sem um título expressivo. O que acontece contigo meu Grêmio? O que acontece contigo? Perdeu a força, a raça, a TRADIÇÃO? Faltam jogadores gaúchos ou falta caráter destes atuais jogadores e dirigentes? Acho que falta tudo isso, infelizmente. Não sei mais o que dizer. 

NOTA DE INDIGNAÇÃO: Car*lho! O Bressan é um piá, ele pode ser um baita zagueiro no futuro, mas time que objetiva títulos não pode ter esse cara como titular atualmente! O Zé Roberto é volante: V-O-L-A-N-T-E! Ele é o melhor volante do mundo, e como meio-campo no Grêmio ele vai fazer só feijão com arroz! E tu Elano, espero o jogo que tu vai tocar na bola mais de 5 vezes! Car*lho, esse cara, no segundo tempo, demonstra-se esbaforido, de língua de fora toda vida que a câmera de TV pega ele! E o Barcos é o melhor jogador do Grêmio, seus gremistinhas idiotas que estão mandando ele ir embora. O cara "pivozeia" direto, ARMA as jogadas, ARMA! Coisa que deveria ser de ARMADORES: Zé Roberto e Elano! "Ah, no Palmeiras ele metia gol"... Mas claaaaro! Os que ele não fazia de pênalti ou de fora da área o Marcos Assunção metia na área pra ele. Quem faz isso por ele no Grêmio, hein seus gremistinhas idiotas e defensores de um Zé Roberto meio-campista?! Falta gremismo nesta m*rda de time! É dar uma confusão no meio do jogo que podemos perceber os jogadores do Grêmio escapando da confusão que nem mocinhas na hora do recreio! E tu, direção gremista, gaste menos com futilidades e comprem uns DVD's e mostrem pros caras a história do Grêmio! Custa!? Poxa vida, mostra a Batalha dos Aflitos, a campanha da Libertadores de 1995; mostra o Dinho dando carrinho! E tu, Departamento de Marketing gremista, pare com a boiolice e vai pra rua entrevistar os torcedores, grava uns vídeos com eles, com o que eles estão pedindo, e mostra pros jogadores num dia de chuva qualquer ai. Façam esses jogadores paulistas, cariocas, merdocas e bobocas incorporarem alguma coisa do Grêmio. Vão se f*der! E mais, o Criciúma pode usar trapos e bumbos na sua torcida e o Grêmio não? Que regulamento é este? Não se tem que obedecer a Lei maior, que no caso seria o regulamento da CBF? Se a resposta for sim, então quer dizer que o nosso próprio Estado está punindo o Grêmio? Quer dizer então que há um coloradismo nas corporações encarregadas pela segurança nos estádios gaúchos? Cansei. Cansei de apoiar certos filhos da p*tas!
Quero apenas que meus filhos se tornem gremistas e sintam o que eu senti quando era criança. Apenas isso.

Por Marcos Evaldt

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Um pouco grosseiro

O presidente Jair Bolsonaro está meio descontrolado. Dizem que ele sempre foi, mas não possuo muitas provas. Ao dar a sua costumeira entr...