sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Dinheiro e felicidade


“O dinheiro não traz felicidade.” Este é um ditado que ouvimos constantemente nos nossos dias; portanto, ele é contraditório ao modo de vida capitalista vigente na maioria do globo. Ai vêm os praticantes do humor negro e perguntam: “certo, e  a pobreza, traz felicidade?” Sei lá, apenas acho que tem muita gente infeliz porque não consegue juntar uma boa quantia de grana. Apenas acho... É comum as pessoas relacionarem, frequentemente, felicidade com a quantia de dinheiro que possuem, e isto se torna compreensível, tendo em vista o atual e violento consumismo presente na maioria das nações. Por isso, para muitos, quanto mais dinheiro conseguir, mais felicidade se conseguirá também. Isto leva as pessoas a procurarem uma estabilidade financeira, que virá, consequentemente, com um emprego estável; para conseguir este emprego estável, as pessoas têm de estar preparadas para ingressar nos mesmos, ou até mesmo preparadas para conseguirem os empregos (que é o caso dos concursos públicos). A busca pela felicidade (dinheiro) está movendo o mundo. Este virou uma competição e, muitas vezes, para os mais "fracos", a afirmação de que “dinheiro não traz felicidade” soa como um consolo.

Mas ainda há muitos que acreditam que a felicidade não depende da situação financeira, e que cada um busca aquilo que acha que vai lhe fazer feliz. Se a felicidade, para estes, significar viver feliz com o que tem (ter pouca grana), então dinheiro não importará para a conquista da felicidade.

O dinheiro não traz felicidade... O ditado pode aplicar-se perfeitamente na prática no caso de um sujeito rico (de grana) ser muito infeliz e procurar a tal da felicidade na prateleira de um mercado: não encontrará felicidade à quilo.

O dinheiro não traz felicidade... Agora imaginemos um sujeito pobre de grana, que vive “matando cachorro a grito”, e mesmo assim sente-se muito infeliz (kkkkkk). No caso de este sujeito achar que com mais dinheiro ele será mais feliz, então podemos dizer que este é infeliz em dobro.

A felicidade é algo que buscamos e sonhamos materializá-la. Para muitos, a materialização se dá na conquista de muito dinheiro, para outros, a felicidade é encontrada em coisas bem mais simples e que nada têm a ver com grana. No fim, o que importará é a busca constante pela conquista dos nossos objetivos.

E pra você, o que é a felicidade? Como você procura ser feliz hoje? E no futuro? Lembre-se: depender de planos de saúde e transporte públicos podem não ser o motivo de sua felicidade futuramente, muito pelo contrário. 

Por Marcos Evaldt

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Um pouco grosseiro

O presidente Jair Bolsonaro está meio descontrolado. Dizem que ele sempre foi, mas não possuo muitas provas. Ao dar a sua costumeira entr...